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Título: Da educação rural à educação do campo : caminhos percorridos por escolas no meio rural do Distrito Federal
Autor(es): Souza, Cleide Maria de
Orientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Educação do campo
Educação rural
Educação - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 6-Jun-2019
Referência: SOUZA, Cleide Maria de. Da educação rural à educação do campo: caminhos percorridos por escolas no meio rural do Distrito Federal. 2018. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2018.
Resumo: Nas últimas décadas, os fundamentos legais e teóricos da Educação do Campo vêm orientando às escolas no meio rural a realizarem mudanças que contrapõem propostas hegemônicas de ensino, historicamente conceituada como Educação Rural. Portanto, compreender caminhos que estão sendo trilhados por escolas no meio rural do Distrito Federal, que desafios, contradições tem enfrentado e que possibilidades surgem dessa busca é objetivo desta pesquisa. Esse trabalho tem como referencial teórico, autores que discutem a Educação do Campo entre eles: ARROYO, CALDART, FERNANDES E MOLINA. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e a coleta de dados se deu em duas fases: na primeira, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica, quando foram analisados materiais que caracterizam o campo e suas contradições, e também as iniciativas do poder público do Distrito Federal em relação à Educação do Campo. Na segunda, houve observações e entrevistas em grupo, um deles formado por gestores e outro de professores em três escolas, denominadas A, B e C, as quais se localizam na área rural de três das Regiões Administrativas do Distrito Federal, que possuem área rural de maior extensão. O estudo revela que as escolas pesquisadas apresentam projetos educativos que as aproximam dos princípios da Educação do Campo, no entanto, a discussão fica restrita às ações pontuais e as escolas tem dificuldade em assumir em sua totalidade uma identidade de escola do campo. A caracterização do campo do Distrito Federal apontou entre outras contradições concentração de terras, expansão urbana sobre o rural, falta de oportunidades de formação, emprego e renda, insuficiência de investimento e apoio à Agricultura Familiar e os impactos sociais e ambientais dos modelos de desenvolvimento comprometidos com o agronegócio. O poder público do Distrito Federal iniciou em 2011 a implementação da Educação do Campo, dentre as medidas, destacam-se as ações de Departamentos da Secretaria de Educação, especialmente a Gerência em Educação do Campo e o Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), que oferecem apoio e formação às escolas. A pesquisa nas escolas permitiu identificar que os principais desafios estão relacionados à falta de compreensão mais ampla da essência da Educação do Campo por parte dos educadores, e às dificuldades de integração entre educadores, estudantes e comunidade. A superação de tais fatores implica em estabelecer novas dinâmicas dentro dos cursos de formação para que esses possam acontecer de modo contínuo e dentro das próprias escolas, assim contemplando um número significativo de educadores e oferecendo possibilidades de ampliar além da capacidade de organização coletiva da escola, o entendimento da importância da proposta. Do trabalho que vem sendo desempenhado pelas escolas, surgem possibilidades de engajamento da escola na comunidade, discussões sobre os modelos de produção, associação de teoria e prática e o compromisso com o desenvolvimento de estudantes com postura crítica e participativa. Esses apontamentos orientam caminhos na luta por políticas públicas alinhadas às reais necessidades das escolas no meio rural do Distrito Federal que consequentemente ampliam perspectivas de que essas possam se tornar de fato escolas do campo.
Abstract: In the last decades, the legal and theoretical foundations of the Peasant Education have been orienting to the rural schools to make changes that oppose hegemonic proposals of education, historically conceptualized as Rural Education. Therefore, understanding the path that is being pursued by schools in the rural areas of the Federal District, what challenges, contradictions have faced and what possibilities arise from this search is the objective of this research. This work has as theoretical reference, authors that discuss the Peasant Education among them: ARROYO, CALDART, FERNANDES and MOLINA. The methodology used is of a qualitative nature and data collection took place in two phases: first, a documentary and bibliographical research was carried out, when materials that characterize the field and its contradictions were analyzed, as well as the initiatives of the public power of the Federal District in relation to Peasant Education. In the second, observations and interviews were made in a group, one made up of managers and the other of teachers in three schools, called A, B and C, which are located in the rural area of three of the Administrative Regions of the Federal District, which have an area rural development. The study reveals that the schools studied present educational projects that bring them closer to the principles of Peasant Education. However, the discussion is restricted to specific actions and schools have difficulty assuming in their totality a rural school identity. The characterization of the countryside of the Federal District pointed to contradictions, among them land concentration, urban expansion over rural, lack of training opportunities, employment and income, lack of investment and support to Family Agriculture and the social and environmental impacts of development models committed to agribusiness. The public authorities of the Federal District in 2011 started the implementation of Peasant Education, among which are the actions of Departments of the Secretariat of Education, Management in Peasant Education and the Center for the Improvement of Education Professionals (EAPE ), which offer support and training to schools. Research in schools has made it possible to identify that the main challenges are related to the lack of a broader understanding of the essence of Peasant Education by educators, and the difficulties of integration between educators, students and the community. Overcoming such factors implies establishing new dynamics within the training courses so that they can happen continuously and within the schools themselves, thus contemplating a significant number of educators and offering possibilities to extend beyond the capacity of collective organization of the school, the understanding of the importance of the proposal. The work that has been carried out by schools, there are some possibility, school engagement in the community, discussions about production models, association of theory and practice and commitment to the development of posture students critical and participatory. These notes lead the way in the struggle for public policies aligned with the real needs of schools in the rural areas of the Federal District, which consequently increase the prospects that these may indeed become rural schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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