Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44603
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Cosmodanca.pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cosmodança
Outros títulos: Cosmodance
Autor(es): Silva, Soraia Maria
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4472-9851
Assunto: Cosmodança
Ciberdança
Data de publicação: 14-Ago-2021
Editora: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Referência: SILVA, Soraia Maria. Cosmodança. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.2, n.41, p.1-19, 2021. DOI: http:/dx.doi.org/10.5965/1414573102412021e0209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19168. Acesso em: 22 ago. 2022.
Resumo: Esse artigo/ensaio realiza um percurso metodológico o qual evoca a imagem figurativa das deusas Minemosine e Terpsicore sua filha, patrona da arte da dança, para os desdobramentos metafóricos das qualidades de criação do feminino percebido e narrado como uma experiência cósmica no sentido de um pensamento filosófico da Cosmodança. Tal percurso inclui o atual contexto de criação coreográfica remota, com mediação tecnológica, no qual os esforços corporais enfrentam desafios de conexões. Nesse processo há uma distensão do entendimento de presentidade do gesto dançado, inaugurando diversas possibilidades de registro, edição, apresentação e armazenamento da imagem. Nesse movimento entre a dimensão mítica, a experiência encarnada e o universo tecnológico o texto vai sendo desenvolvido na discussão de cosmodansintermediações e cosmodansintersemiotizações e suas alquimias no multiverso cosmopolítico da dança.
Abstract: This article/essay carries out a methodological path that evokes the figurative image of the gods Minemosine and Terpsicore her daughter, patron of the art of dance, for the metaphorical unfolding of the creative qualities of the perceived feminine and narrated as a cosmic experience in the sense of a philosophical thought of cosmodance. This path includes the current context of remote choreographic creation, with technological mediation, in which bodily efforts face connection challenges. In this process there is a distension of the understanding of the presentation of the danced gesture, inaugurating several possibilities of recording, editing, presentation and storage of the image. In this movement between the mythical dimension, the incarnated experience and the technological universe the text is being developed in the discussion of cosmodansintermediations and cosmodansintersemiotizations and their alchemy in the cosmopolitical multiverse of dance.
Resumen: Este artículo/ensayo lleva a cabo un camino metodológico que evoca la imagen figurativa de los dioses Minemosine y Terpsicore su hija, patrona del arte de la danza, para el despliegue metafórico de las cualidades creativas de lo femenino percibido y narrado como una experiencia cósmica en el sentido de un pensamiento filosófico del cosmodance. Este camino incluye el contexto actual de creación coreográfica remota, con mediación tecnológica, en el que los esfuerzos corporales se enfrentan a desafíos de conexión. En este proceso existe una distensión de la comprensión de la presentación del gesto bailado, inaugurando varias posibilidades de grabación, edición, presentación y almacenamiento de la imagen. En este movimiento entre la dimensión mítica, la experiencia encarnada y el universo tecnológico el texto se está desarrollando en la discusión de cosmodansintermediaciones y cosmodansintersemiotizaciones y su alquimia en el multiverso cosmopolítico de la danza.
Licença: Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DOI: http:/dx.doi.org/10.5965/1414573102412021e0209
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.