Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45807
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_WellingtonPedrodaSilva.pdf9,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Memórias, identidades e territórios periféricos: decolonizar os estudos discursivos críticos
Autor(es): Silva, Wellington Pedro da
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Assunto: Análise de Discurso Crítica
Periferia
Data de publicação: 20-Abr-2023
Referência: SILVA, Wellington Pedro da. Memórias, identidades e territórios periféricos: decolonizar os estudos discursivos críticos. 2022. 308 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa surge por meio de reflexões que venho desenvolvendo, nos últimos anos, a respeito da memória como direito e seu despertar como vontade política por grupos socialmente excluídos de processos historiográficos oficiais. Tais reflexões são direcionadas para ações de ressignificação, que caracterizam a construção e a manutenção da memória individual, coletiva e social, e seus usos institucionais e comunitários. O trabalho com a memória, nas suas dimensões individual, coletiva e social, contribui no processo de construção de políticas públicas participativas voltadas para interseccionalidades de classe, raça/etnia e gênero. Dessa forma, as representações das relações discursivas dos atores sociais no processo de consolidação do Programa Pontos de Memória configuram-se como objeto de análise desta pesquisa, considerando as pessoas que atuam em suas instâncias como atores no processo de criação e consolidação, por meio do desejo de concretização do direito e vontade política de memória. Metodologicamente o corpus investigativo é constituído por narrativas e documentos da trajetória do Programa Pontos de Memória e sua configuração como política pública de memória social no Brasil. Desta maneira, acesso narrativas orais de vida de atores sociais de comunidades das cinco regiões do território brasileiro com atuação de Pontos de Memória, assim distribuídas: Ponto de Memória Museu do Taquaril, na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais; Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rido Grande do Sul; Ponto de Memória da Estrutural, no Distrito Federal; Ponto de Memória Museu Cultura Periférica, na cidade de Maceió, em Alagoas e; Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém do Pará. Apresento duas dimensões de pesquisas assim constituídas: a) As representações dos atores sociais em comunidades de atuação de Pontos de Memória e; b) As práticas institucionais na proposição de políticas públicas – Documentos formais. Essas dimensões são convergentes e caminham no estabelecimento de relações voltadas para a memória institucional e comunitária do Programa, os documentos formais institucionais e comunitários e sua configuração como política participativa em memória social. Proponho uma análise do meu objeto de investigação articulada com a Análise de Discurso Crítica, (CHOULIVRAKI; FAIRCLOUGH, 1999), (FAIRCLOUGH, 2003, 2016), bem como da representação e identificação dos atores sociais (VAN LEEUWEN, 1997, 2008) no processo de construção das identidades sociais (HALL 1997, 1998, 2000), (CASTELLS, 2003, 1999) por meio de expressões da memória (RICOEUR, 2007, 1995) e da noção de pertença territorial (SANTOS, 2005, 2002), (LEFEBVRE, 2008), (HARVEY, 2014) e o uso e a ressignificação da memória coletiva como instrumento de política de identidades presentes nas narrativas (ALBERTI, 2005), (MEIHY, 2010) dos atores sociais de comunidades de atuação de Pontos de Memória. Nesse sentido, o uso da linguagem é compreendido como prática social e ação historicamente situada, constituída socialmente por identidades, bem como pelas relações e os sistemas de conhecimentos, valores e crenças, uma vez que os discursos são materializados no campo social. O campo da memória social, coletiva e das configurações identitárias está sempre em disputa, nesse espaço de disputa que irá surgir a noção de pertença de moradores de comunidades periféricas que, por questões hegemônicas, tiveram suas lutas silenciadas, mas que, pelo reconhecimento da memória como uma vontade política, buscam novas estratégias de evidenciar essas memórias por meio de suas narrativas e da relação de pertencimento territorial.
Abstract: This research arises through reflections that I have been developing, in recent years, about memory as a right and its awakening as a political will by social groups excluded from official historiographical processes. Such reflections are directed towards actions of re-signification, which characterize the construction and maintenance of individual, collective, and social memory, and their institutional and community uses. The work with memory, in its individual, collective, and social dimensions, contributes to the process of building participatory public policies aimed at intersectionalities of class, race/ethnicity, and gender. Thus, the representations of the discursive relations of social actors in the process of consolidation of the Points of Memory Program are configured as the object of analysis of this research, considering the people who act in its instances as actors in the process of creation and consolidation, through the desire to realize the right and political will of memory. Methodologically, the investigative corpus is constituted by narratives and documents of the trajectory of the Points of Memory Program and its configuration as a public policy of social memory in Brazil. Thus, I access oral narratives of the life of social actors from communities in the five regions of the Brazilian territory with the action of Memory Points, thus distributed: Point of Memory Museum of Taquaril, in the city of Belo Horizonte - Minas Gerais; Point of Memory of Lomba do Pinheiro, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul; Point of Memory of Estrutural, in the Distrito Federal; Point of Memory Museum Culture Peripheral, in the city of Maceió, in Alagoas and; Point of Memory of Terra Firme, in Belém do Pará. I present two dimensions of research thus constituted: a) The representations of social actors in communities of action of Points of Memory and; b) The institutional practices in the proposition of public policies - Formal documents. These dimensions are convergent and walk in the establishment of relationships focused on the institutional and community memory of the Program, the formal institutional and community documents, and its configuration as participatory policy in social memory. I propose an analysis of my research object articulated with Critical Discourse Analysis, (CHOULIVRAKI; FAIRCLOUGH, 1999), (FAIRCLOUGH, 2003, 2016), as well as the representation and identification of social actors (VAN LEEUWEN, 1997, 2008) in the process of construction of social identities (HALL 1997, 1998, 2000), (CASTELLS, 2003, 1999) through expressions of memory (RICOEUR, 2007, 1995) and the notion of territorial belonging (SANTOS, 2005, 2002), (LEFEBVRE, 2008), (HARVEY, 2014) and the use and resignification of collective memory as an instrument of identity politics present in the narratives (ALBERTI, 2005), (MEIHY, 2010) of the social actors of communities of action of Points of Memory. In this sense, the use of language is understood as social practice and historically situated action, socially constituted by identities, as well as by relations and systems of knowledge, values, and beliefs, since the speeches are materialized in the social field. The field of social, collective memory and identity configurations is always in dispute, in this dispute space will arise the notion of belonging of residents of peripheral communities that, for hegemonic issues, had their struggles silenced, but that, by the recognition of memory as a political will, seek new strategies to highlight these memories through their narratives and the relationship of territorial belonging.
Resumen: Esta investigación surge a partir de las reflexiones que he venido desarrollando, en los últimos años, sobre la memoria como derecho y su despertar como voluntad política por parte de grupos sociales excluidos de los procesos historiográficos oficiales. Dichas reflexiones se dirigen a las acciones de resignificación que caracterizan la construcción y el mantenimiento de la memoria individual, colectiva y social, y sus usos institucionales y comunitarios. El trabajo con la memoria, en sus dimensiones individual, colectiva y social, contribuye al proceso de construcción de políticas públicas participativas dirigidas a las interseccionalidades de clase, raza/etnia y género. De esta forma, las representaciones de las relaciones discursivas de los actores sociales en el proceso de consolidación del Programa de Puntos de Memoria se configuran como objeto de análisis de esta investigación, considerando a las personas que actúan en sus instancias como actores en el proceso de creación y consolidación, mediante el deseo de concreción del derecho y la voluntad política de la memoria. Metodológicamente, el corpus de la investigación está constituido por relatos y documentos de la trayectoria del Programa Puntos de Memoria y su configuración como política pública de memoria social en Brasil. De esta manera, se accede a las narrativas orales de la vida de los actores sociales de las comunidades de las cinco regiones del territorio brasileño con la presencia de los Puntos de Memoria, así distribuidos: Punto de Memoria del Museo Taquaril, en la ciudad de Belo Horizonte - Minas Gerais; Punto de Memoria Lomba do Pinheiro, en Porto Alegre, Rido Grande do Sul; Punto de Memoria Estrutural, en el Distrito Federal; Punto de Memoria del Museo de la Cultura Periférica, en la ciudad de Maceió, en Alagoas y; Punto de Memoria Terra Firme, en Belém do Pará. Presento dos dimensiones de la investigación así constituidas: a) Las representaciones de los actores sociales en las comunidades de acción de los Puntos de Memoria y; b) Las prácticas institucionales en la proposición de políticas públicas - Documentos formales. Estas dimensiones son convergentes y caminan en el establecimiento de relaciones centradas en la memoria institucional y comunitaria del Programa, los documentos institucionales y comunitarios formales y su configuración como política participativa en la memoria social. Propongo un análisis de mi objeto de investigación articulado con el Análisis Crítico del Discurso, (CHOULIVRAKI; FAIRCLOUGH, 1999), (FAIRCLOUGH, 2003, 2016), así como la representación e identificación de los actores sociales (VAN LEEUWEN, 1997, 2008) en el proceso de construcción de las identidades sociales (HALL 1997, 1998, 2000), (CASTELLS, 2003, 1999) a través de las expresiones de la memoria (RICOEUR, 2007,1995) y la noción de pertenencia territorial (SANTOS, 2005, 2002), (LEFEBVRE, 2008), (HARVEY, 2014) y el uso y resignificación de la memoria colectiva como instrumento de política identitaria presente en las narrativas (ALBERTI, 2005), (MEIHY, 2010) de los actores sociales de las comunidades de acción de los Puntos de Memoria. En este sentido, el uso del lenguaje se entiende como una práctica social y una acción históricamente situada, constituida socialmente por identidades, así como por relaciones y sistemas de conocimiento, valores y creencias, ya que los discursos se materializan en el campo social. El campo de la memoria social, colectiva y de las configuraciones identitarias está siempre en disputa, en este espacio de disputa que surgirá la noción de pertenencia de los habitantes de las comunidades periféricas que, por cuestiones hegemónicas, tuvieron sus luchas silenciadas, pero que, por el reconocimiento de la memoria como voluntad política, buscan nuevas estrategias para destacar estas memorias a través de sus narrativas y la relación de pertenencia territorial.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.