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2022_AnaCarolinadeCastroRodrigues.pdf4,75 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Carolina de Castro-
dc.date.accessioned2023-08-11T18:31:11Z-
dc.date.available2023-08-11T18:31:11Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Carolina de Castro. Ensino do sinal grave em contextos de aprendizagem linguística ativa e de ensino tradicional: um estudo exploratório comparativo sobre compreensão, grau de certeza e hesitação. 2022. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46284-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO ensino tradicional de gramática tem recebido diversas críticas de linguistas ao longo do tempo (cf. Leão, Denise Maria Maciel, 1999; Silva, 2001; Franchi, 2006 entre muitos outros). Nesse sentido, vários pesquisadores têm-se empenhado na busca por teorias e abordagens capazes de superar as contradições postas pelos métodos mais tradicionais, tais como Perini (1986), Lobato (2015[2003]), Franchi (2006), Foltran (2013), Maia (2019). Nessa perspectiva, Pilati (2017, 2018, 2020) propõe a Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, uma abordagem que leva em consideração três princípios basilares: (i) valorização do conhecimento prévio do estudante, incluindo os saberes linguísticos inatos derivados da Faculdade da Linguagem; (ii) busca pelo desenvolvimento do conhecimento profundo sobre a organização dos sistemas linguísticos; e (iii) incentivo à aprendizagem ativa e estímulo à consciência metacognitiva. Analisando a situação pelo ponto de vista empírico, diversos estudos recentes concluem que a contribuição da Metodologia Linguística Ativa para o ensino de língua materna é bastante expressiva e alcança melhores resultados de ensino-aprendizagem quando comparada com métodos tradicionais. Não obstante essa avaliação empírica positiva, com o objetivo de investigar experimentalmente quais são os impactos do uso de uma abordagem baseada no ensino tradicional e outra com base nos princípios da Aprendizagem Linguística Ativa, formulou-se no âmbito desta pesquisa de mestrado o protocolo experimental para monitoração e avaliação de processos instrucionais – Previa (Pilati, Lourenço-Gomes e Castro, 2022). O objetivo principal deste estudo com o protocolo Previa é verificar se a estratégia instrucional utilizada influencia o processo de aprendizagem e a tomada de decisões do aluno sobre fenômenos gramaticais. A comparação que se faz no domínio desta pesquisa se deu entre os efeitos de aprendizagem de fenômenos gramaticais obtidos por meio de métodos instrucionais distintos. Os resultados que serão apresentados e discutidos neste trabalho foram obtidos em um estudo exploratório, sobre o ensino do uso do sinal grave – um fenômeno de acentuação motivado por questões morfossintáticas e fonológicas, típico da escrita culta, tal como em Chegamos à praia . A amostra do estudo foi composta por 48 estudantes do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal, que foram divididos em três grupos: o primeiro recebeu instrução em vídeo de 10 minutos com estratégias didáticas orientadas pela abordagem de Aprendizagem Tradicional (Grupo GAT); o segundo pela abordagem de Aprendizagem Linguística Ativa (Grupo GAA); e o terceiro grupo, de controle (GC), assistiu a um vídeo genérico sobre leitura e interpretação de textos. O desempenho dos estudantes foi aferido em um procedimento do tipo pré-teste e pós-teste e os questionários foram implementados através da Internet em uma plataforma desenhada especialmente para estudos linguísticos e psicolinguísticos (Lourenço-Gomes, 2018). Nesta pesquisa, encontraram-se resultados preliminares positivos em relação à Aprendizagem Linguística Ativa, além de questões relevantes a serem analisadas e respondidas em trabalhos futuros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino do sinal grave em contextos de aprendizagem linguística ativa e de ensino tradicional : um estudo exploratório comparativo sobre compreensão, grau de certeza e hesitaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMétodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordEstratégia didáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisorcoMaia, Marcus-
dc.description.abstract1Traditional grammar teaching has been criticized by linguists over time (cf. Leão, Denise Maria Maciel, 1999; Silva, 2001; Franchi, 2006). In this sense, several researchers have been engaged in the search for theories and approaches capable of overcoming the contradictions posed by traditional methods, such as Perini (1986), Lobato (2015[2003]), Franchi (2006), Foltran (2013) , Maia (2019) and Chomsky & Gallego (2020). From this perspective, Pilati (2017, 2018, 2020) proposes the Active Linguistic Learning Methodology, an approach that takes into account three basic principles: (i) appreciation of the student's prior knowledge, including the innate linguistic knowledge derived from the Faculty of Language; (ii) search for the development of in-depth knowledge about the organization of linguistic systems; and (iii) encouraging active learning and stimulating metacognitive awareness. Analyzing the situation from an empirical point of view, several recent studies conclude that the contribution of the Active Linguistic Methodology is quite expressive and achieves better teaching-learning results when compared to traditional methods. Despite this positive empirical evaluation, with the aim of experimentally investigating the impacts of using one or another approach, was formulated in this research the experimental protocol for monitoring and evaluating instructional processes – Previa (Pilati, Lourenço-Gomes and Castro, 2022). The main objective of this study with the Previa protocol is to verify if the instructional strategy used influences the learning process and the student's decision making about grammatical phenomena. The comparison made in the domain of this research was made between the effects of understanding grammatical phenomena obtained through different instructional methods: traditional grammar instruction and Active Linguistic Learning. The results that will be presented and discussed in this tesis were obtained in an exploratory study, on the teaching of the use of the grave sign - an accentuation phenomenon motivated by morphosyntactic and phonological issues, typical of writing, such as in Chegamos à praia . The sample consisted of 48 high school students from public schools in the Federal District, divided into three groups (Control Group, Active Learning Group and Traditional Learning Group). Each group was submitted to different methodological strategies, using a pretest-posttest control-group design. The questionnaires were implemented in a web-based tool designed especially for linguistic and psycholinguistic studies (Lourenço-Gomes, 2018). The preliminary results obtained indicate that the explicit instruction promoted by Active Linguistic Learning seems to favor student learning, in addition to raising relevant questions to be analyzed and answered in future works.pt_BR
dc.contributor.emailanacarolina2602@outlook.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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