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Título: Práticas de letramento no ensino remoto emergencial : uma (con)vivência escolar
Autor(es): Nonato, Stephanie Sales Rodrigues
E-mail do autor: stephaniesalesxd@gmail.com
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Ensino remoto emergencial
Língua portuguesa - estudo e ensino
Letramento
Multimodalidade
Data de publicação: 5-Set-2023
Referência: NONATO, Stephanie Sales Rodrigues. Práticas de letramento no ensino remoto emergencial: uma (con)vivência escolar. 2022. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Neste estudo observei as aulas online de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Sebastião, no Distrito Federal. Objetivei compreender as práticas de letramento realizadas no Ensino Remoto Emergencial entre os anos de 2020 e 2021, bem como os multiletramentos que organizam tais práticas. Além disso, realizei o levantamento das maiores dificuldades elencadas pelos participantes de pesquisa durante a vivência da escola online. Para tanto, adotei a etnografia virtual, que estuda as práticas sociais/educacionais na internet e pela internet (HINE, 2003). Partí das ferramentas de geração/coleta de dados voltadas para o diário de bordo, fruto da observação etnográfica da pesquisadora, entrevistas realizadas com a professora colaboradora, formulário para acessar as vivências dos estudantes. Os textos multimodais ganharam uma proporção maior, tanto na criação quanto na veiculação/compartilhamento em tempos de pandemia da Covid-19, visto que muitas das práticas educacionais e sociais passaram a ser realizadas via internet. Assim, as tecnologias e ferramentas digitais propiciam a criação e consumo desses textos (BILL, KALANTZIS & COPE, 2020), o que exige novas formas de letramentos para esses tempos. No que tange aos maiores desafios e possibilidades do Ensino Emergencial Remoto, alunos relataram dificuldades no acesso a bens imprescindíveis ao estudo online, tais como internet de melhor qualidade, smartphones e computadores em bom estado. Esse fator, estruturante da exclusão digital que dificulta o acesso de pessoas empobrecidas à internet e aos meios para usá-la contribui diretamente para o aprofundamento de desigualdades educacionais e sociais (MONTEIRO, 2021). A professora colaboradora relata, por sua vez, aumento da jornada de trabalho com efeitos negativos para sua saúde. Eu, enquanto pesquisadora, narro brevemente uma sobrecarga entre a maternagem e a pesquisa.
Abstract: In this study, I observed the online classes of two classes of the first year of high school at a public school in São Sebastião, in the Federal District. I aimed to understand the literacy practices carried out in Emergency Remote Teaching between the years 2020 and 2021, as well as the multiliteracies that organize such practices, in addition, I carried out a survey of the greatest difficulties listed by research participants during the experience of the online school. For that, virtual ethnography was used, which studies social/educational practices on the internet and over the internet (HINE, 2003). Based on data generation/collection tools for the logbook, the result of the researcher's ethnographic observation, interviews with the collaborating teacher, a form to access the students' experiences. We have that the multimodal texts gained a greater proportion, both in the creation and in the placement/sharing in times of the Covid-19 pandemic, since many of the educational and social practices started to be carried out via the internet. Thus, digital technologies and tools facilitate the creation and consumption of these texts (BILL, KALANTZIS & COPE, 2020), which requires new forms of literacies for these times. Regarding the greatest challenges and possibilities of Remote Emergency Teaching, students report difficulties in accessing essential goods for online study, such as better quality internet, smartphones and computers in good condition. This factor, structuring the digital divide that makes it difficult for impoverished people to access the internet and the means to use it, directly contributes to the deepening of educational and social inequalities (MONTEIRO, 2021). The collaborating teacher reports, in turn, an increase in working hours with negative effects on her health. While the researcher reports an overload between mothering and research.
Resumen: En este estudio, observé las clases en línea de dos clases del primer año de la enseñanza media en una escuela pública en São Sebastião, en el Distrito Federal. Tuve como objetivo comprender las prácticas alfabetizadoras realizadas en la Enseñanza Remota de Emergencia entre los años 2020 y 2021, así como las multialfabetizaciones que organizan tales prácticas, además, realicé un relevamiento de las mayores dificultades enumeradas por los participantes de la investigación durante la experiencia de la escuela en línea. Para ello se utilizó la etnografía virtual, que estudia las prácticas socioeducativas en internet y sobre internet (HINE, 2003). A partir de herramientas de generación/recolección de datos para la bitácora, resultado de la observación etnográfica de la investigadora, entrevistas con la docente colaboradora, formulario para acceder a las experiencias de los estudiantes. Tenemos que los textos multimodales ganaron una mayor proporción, tanto en la creación como en la colocación/compartir en tiempos de la pandemia del Covid-19, ya que muchas de las prácticas educativas y sociales pasaron a realizarse vía internet. Así, las tecnologías y herramientas digitales facilitan la creación y el consumo de estos textos (BILL, KALANTZIS & COPE, 2020), lo que requiere nuevas formas de alfabetizaciones para estos tiempos. En cuanto a los mayores desafíos y posibilidades de la Enseñanza de Emergencia Remota, los estudiantes reportan dificultades para acceder a bienes esenciales para el estudio en línea, como internet de mejor calidad, teléfonos inteligentes y computadoras en buen estado. Este factor, estructurante de la brecha digital que dificulta el acceso a internet y los medios para utilizarlo por parte de las personas empobrecidas, contribuye directamente a la profundización de las desigualdades educativas y sociales (MONTEIRO, 2021). La docente colaboradora refiere, a su vez, un aumento de la jornada laboral con efectos negativos en su salud. Mientras que la investigadora relata una sobrecarga entre la maternidad y la investigación.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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