Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46459
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_MariliaGonçalvesLopes.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSalles, Heloísa Maria Moreira Lima de Almeida-
dc.contributor.authorLopes, Marília Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-09-06T21:31:47Z-
dc.date.available2023-09-06T21:31:47Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.date.submitted2022-10-14-
dc.identifier.citationLOPES, Marília Gonçalves. O ensino da concordância verbal na educação básica: reflexão linguística e consciência morfossintática no livro didático. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46459-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objeto de estudo desta dissertação é a investigação de sequências didáticas sobre a concordância verbal em livros didáticos de língua portuguesa utilizados no ensino fundamental. A proposta é verificar em que medida os resultados da pesquisa linguística estão sendo incluídos na elaboração das propostas metodológicas no âmbito da educação básica, particularmente no II Ciclo do Ensino Fundamental, considerando estudos linguísticos sobre a natureza do conhecimento linguístico e sua relação com o fenômeno da concordância verbal. Para tanto, investigamos a proposta metodológica em relação ao tema da concordância verbal em três livros didáticos de língua portuguesa, do 6º ano do ensino fundamental, aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos de 2020. A metodologia utilizada no desenvolvimento da análise inclui a revisão bibliográfica de obras que tratam sobre a teoria gerativa, o ensino de língua materna, o fenômeno da concordância verbal e as diretrizes para o componente curricular língua portuguesa; assim como a análise descritiva e crítica das sequências didáticas presentes nos livros didáticos acerca do tema da concordância verbal. Na análise dos dados, tomamos por referência os fatores linguísticos que favorecem a presença da marca de concordância, conforme identificado no estudo de Zandomênico (2017) em redações do ENEM produzidas por estudantes oriundos/as do Ensino Regular e do EJA. Considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto às competências e habilidades linguísticas para o 6º ano, em perspectiva crítica, e adotando a abordagem da teoria gerativista em relação à natureza da linguagem humana, este trabalho investiga as estratégias metodológicas de ensino utilizadas nas atividades relativas ao tema da concordância verbal nos livros didáticos citados, a fim de verificar como são desenvolvidas as habilidades linguísticas definidas pela BNCC relativas a esse tema e como as contribuições de estudos linguísticos foram contempladas nessas propostas didáticas. Com relação aos resultados obtidos por meio da análise das atividades sobre concordância verbal propostas pelo livro didático, constata-se que tais atividades se alinham parcialmente com as habilidades de análise linguística da BNCC previstas para o sexto ano do ensino fundamental e consideram, parcialmente, as contribuições das pesquisas linguísticas gerativistas para o ensino de língua materna. Verificou-se, ainda, que as atividades propostas observam parcialmente os princípios da aprendizagem ativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino da concordância verbal na educação básica : reflexão linguística e consciência morfossintática no livro didáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordConcordância verbalpt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticos - língua portuguesapt_BR
dc.description.abstract1The object of study of this dissertation is the investigation of didactic sequences on verb agreement in Portuguese language textbooks used in Elementary School. The proposal is to verify to what extent the results of linguistic research are being included in the elaboration of methodological proposals in the scope of Basic Education, particularly in the II Cycle of Elementary Education, considering linguistic studies on the nature of linguistic knowledge and its relationship with the phenomenon of verbal agreement. To this end, we investigated the methodological proposal regarding the theme of verbal agreement in three Portuguese language textbooks, from the 6th year of Elementary School, approved by the National Textbooks Program of 2020. The methodology used in the development of the analysis includes the bibliographic review works dealing with generative theory, teaching the mother tongue, the phenomenon of verbal agreement and guidelines for the Portuguese language curriculum component; as well as the descriptive and critical analysis of didactic sequences present in textbooks on the subject of verbal agreement. In the analysis, we take into consideration the linguistic factors favouring the presence of agreement marking, as identified in Zandomênico’s (2017) study of the written production in exam ENEM, which were produced by students from the Ordinary Teaching System and from EJA (destinated to Adult and Young Students). Considering the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) regarding language skills and abilities for the 6th grade, in a critical perspective, and adopting the approach of the generativist theory in relation to the nature of human language, this work investigates the teaching methodological strategies used in activities related to the theme of verbal agreement in the textbooks mentioned, in order to verify how the linguistic skills defined by the BNCC related to this theme are developed and how the contributions of linguistic studies were contemplated in these didactic proposals. Regarding the results obtained through the analysis of activities on verbal agreement proposed by the textbook, it appears that such activities are partially aligned with the linguistic analysis skills of the BNCC provided for the sixth year of elementary school and partially consider the contributions of generativist linguistic research to mother tongue teaching. It was also verified that the proposed activities partially observe the principles of active learning.pt_BR
dc.contributor.emaillilaglopes@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46459/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.